domingo, 30 de janeiro de 2011

Luto (iv)

O luto e o modo saudável de auxiliar os sobreviventes de suicídio

Como se pode ajudar?

Seja compassivo

Deixe seu amigo expressar livremente os sentimentos dele sem qualquer receio de crítica. Ouça e busque aprender algo a partir de sua experiência. Não dê instruções ou explicações de como ele deve se comportar. Nunca diga: “Eu sei como você se sente”. Não sabe. Pense no seu papel como alguém que “caminha ao lado”, não “atrás“ ou “à frente”.

Familiarize-se com o imenso conjunto de emoções que os sobreviventes de suicídio experimentam. Permita que o seu amigo sinta todo o sofrimento, tristeza e dor que ele estar experimentando no momento. E reconheça que as lágrimas são a expressão apropriada e natural associada à perda.

2 comentários:

  1. para ser sincera não existe sobrevivendo ao suicídio, mesmo que não morra fisicamente... o que isso importa se já morreu interiormente !

    ResponderExcluir
  2. É verdade que muitos sobreviventes de suicídio segue em despedaçados, pois a dimensão da perda provoca uma verdadeira morte àqueles que experimentam este tormento difícil de suportar...

    No entanto, é preciso seguir adiante, a despeito das próprias dores. E a proteção de uma amizade genuína e desinteressada (raras, mas existentes) pode ajudar a cicatrizar estas feridas da alma... Daí a proposta destes textos, destinados a fornecer suporte aos sobreviventes e amigos destes.

    ResponderExcluir