segunda-feira, 7 de março de 2011

Luto (viii)

O luto e o modo saudável de auxiliar os sobreviventes de suicídio
Como se pode ajudar?

Incentivo à participação em um grupo de apoio 

Os grupos de apoio ou de ajuda mútua são uma das melhores maneiras de ajudar os sobreviventes de suicídio. Num grupo os sobreviventes podem conversar com pessoas que uma experiência similar. Neste ambiente acolhedor todos se sentem à vontade para contar suas histórias da maneira como se sentem melhor.  Ajude um sobrevivente a buscar um grupo de apoio, pois 
isso lhes fará muito bem. 

4 comentários:

  1. Concordo! Pensem que será uma maneira de aliviar sua própria dor, ajudar a si e outras pessoas que estão experimentando a perda e o luto, além aprender o valor da empatia. É uma troca reconfortante!

    ResponderExcluir
  2. Liv, existem muitos grupos de ajuda mútua em muitas cidades do Brasil. Mas são em número insuficiente. Há muitas pessoas "sobreviventes de suicídio" precisando de acolhimento, de amparo.

    Você é "sobrevivente"? Gostaria de dar um depoimento sobre isso, em caso afirmativo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá abelsidney! Sim, sou uma *sobrevivente*, junto com meus 2 irmãos e minha mãe, há 06 anos. Meu pai se tratava de alcoolismo e transtorno bipolar, quando se suicidou aos 42 anos. Me lembro muito bem de ter ido a um centro espírita que fica perto da minha casa, no dia seguinte a essa tragédia da minha vida, antes mesmo de ver meu pai ser sepultado. A minha dor era tão grande naquele momento, que eu estava sem chão, desnorteada. Eu não queria uma explicação, apenas algum lugar ou alguém que pudesse me socorrer daquela dor tão brutal. Como já frequentava este centro desde criança, foi o primeiro lugar que me senti confortável para tentar encontrar consolo. Naquele dia, o médium que me atendeu ficou surpreso ao saber que eu era "filha daquele homem que tirou a própria vida, ontem na via da estação de metrô". Eu fiquei mais surpresa ainda, quando ele me disse que os médiuns da casa já tinham tomado ciência do ocorrido, e por um momento me senti aliviada quando o médium me disse que meu pai já havia sido resgatado por médicos espirituais. Fiquei pasma, pois tive a impressão de que só nós da família não estávamos preparados, mas no plano espiritual, já estavam esperando sua chegada. Mas eu também não estava desamparada. O que eu gostaria de dizer, é que neste mesmo centro espírita, me convidaram para participar de um grupo de apoio a familiares que perderam entes queridos, chamado Encontro Amigo. Esta experiência me ajudou muito, participei 1 ano dos encontros e sou eternamente grata por terem existido pessoas dispostas a dividir a mesma dor que eu sentia, sensíveis em ouvir sem fazer julgamentos, acolherem e se deixar serem acolhidas, poder chorar sem sentir vergonha... Foi um trabalho sério e bem organizado. Para mim, foi reconfortante ter participado! Beijos de amor e luz a todos os *sobreviventes*!

      Excluir
  3. grato, Liv, por partilhar sua experiência de vida como *sobrevivente de suicídio*. que Deus ampare a todos os *sobreviventes* e sustente a cada um em seus lutos e lutas. a vida deve prosseguir e todos merecemos recomeçar e prosseguir o quanto possível mais serenos e leves.

    ResponderExcluir